explosão de fio

explosão de fio

yarnbomb2_mybelovedcraft

Yarn Bomb, que é como quem diz “explosão de fio”, é uma forma de arte de rua em que se utiliza o fio nas técnicas de tricot e crochet para fazer uma instalação, cobrindo troncos de árvores, bancos, postes e até cabines telefónicas, pontes ou autocarros!! É mais que vista no estrangeiro e também aqui em Portugal, por Lisboa ou Porto mas de forma modesta se compararmos a Inglaterra, por exemplo. Yarn Bombing é uma prática comum, é respeitada e perdura até se estragar.

Na minha cidade, pelos vistos periférica, uma Yarn Bomb não resiste à primeira noite… Já outra tinha feito (julgo que a primeira da cidade) e essa durou cerca de dois anos porque estava bem agarrada à árvore. Acabaram por tirá-la porque estava desbotada e velha e se não o tivessem feito eu mesma a tiraria.

Esta última, Yarn Bomb Para o Dia da Mãe, durou um dia. Levaram tudo!! E o mais curioso, levaram também um dos postes! Alguém quis enfeitar a sua casa.

Foram cerca de 35 horas de trabalho para a concretizar, 240 flores, 12 capas para os postes e não sei quantos metros de fio, não contabilizei. Sabia que esta yarn bomb era mais sujeita, era fácil tirá-la. Contava que tirassem um, dois postes e com o tempo fossem assim desaparecendo. Mas nunca imaginei que limpassem tudo na primeira noite. E o poste, porque é que levaram também o poste?!
Se alguém o vir por aí é devolvê-lo, pô-lo no lugar que ele faz lá falta.
Quanto ao crochet, não se preocupem, de onde veio aquele há-de vir mais. A minha cabeça consegue facilmente projectar yarn bombs para os próximos dez anos.

 

Deixe um comentário