tutorial do XAILE SIMPLES

tutorial do XAILE SIMPLES

Este é o mesmo desenho do xaile do post anterior, mas feito com uma linha mais grossa, a tal que nos dá a vantagem de conseguir fazer uma peça num dia. E num dia este xaile foi feito, mesmo a tempo de o estrear num jantar de aniversário. Como já referi num post antigo (2013!!), são vantagens de “saber fazer”.

Também no post anterior, partilhei o esquema feito por mim deste simples xaile, mas deixo agora o tutorial, passo a passo, carreira a carreira. Julgo que com as indicações escritas e as fotografias será fácil de seguir. É mesmo simples. Fácil para quem se inicia no crochet ou para quem, simplesmente, quer um xaile rápido de se fazer. Um bom esquema para um primeiro xaile.

Bom trabalho!

TUTORIAL XAILE SIMPLES

Abreviaturas e termos:
Ponto Cadeia: pc; Ponto Alto: pa; Ponto Baixo: pb;
Cordão: conjunto de pontos cadeia; Leque: conjunto de 2pa+1pc+2pa
Desenho deste esquema: conjunto de 4 leques que formam um losango

carreira 1: 8pc seguido de 1pa dado no primeiro pc feito.

carreira 2: vira o crochet; 8 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1pa dado no 3º pc do início da carreira abaixo.

carreira 3: vira o crochet; 8 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 1 leque dado no pb da carreira abaixo, seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pa dado no 3º pc do início da carreira abaixo.

carreira 4: vira o crochet; 8 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 1 leque dado no pb da carreira abaixo, seguido de 1 pb dado no pc do leque da carreira abaixo; 1 leque dado no pb da carreira abaixo, seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pa dado no 3º pc do início da carreira abaixo.

carreira 5: vira o crochet; 8 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pb dado no pc do leque da carreira abaixo; 1 leque dado no pb da carreira abaixo, seguido de 1 pb dado dado no pc do leque da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pa dado no 3º pc do início da carreira abaixo.

carreira 6: uma carreira só de pc para isolar o desenho – 5 pc seguido de 1 pb dados nos respectivos sítios da carreira abaixo.

carreira 7: terminado um desenho, feita a carreira só de cordão, inicia-se um novo conjunto de desenhos. Os desenhos de uma carreira intervalam com os da anteriores.

carreira 12: para exemplo de como vai crescendo o crochet, avançamos para a carreira nº12, onde vemos a alternância dos desenhos e como em cada carreira vai surgindo mais um, e só um, conjunto de leques.

 

Deixe um comentário