os doilies

os doilies

photo (13)

photo (14)

photo (8)

photo (9)

Napperon é o nome mais famoso mas é tão mal afamado, ultrapassado e tão feiinho que eu resolvi utilizar a versão inglesa e deixar os franceses de lado. Doily é tão mais bonito, mais romântico, mais sonoro. E como chamá-lo em português? Pano em crochet? Naperão? Não. São os doilies.

Os doilies são trabalho para quem já tem alguma prática com o crochet, alguns são mais intrincados que outros mas todos requerem alguma paciência. Ficam sempre mais bonitos com linha fina, do 12 para cima (ou para baixo?). Nunca gostei muito de ver como ficavam depois de os bornir, ficavam amassados, perdiam textura. E afinal tinha razão, não devem ser passados a ferro mas antes esticados!! Como vêm nas fotografias, à paciência de os fazer há que juntar a paciência de os esticar com alfinetes e ter olho para o fazer de forma simétrica. Eu utilizo uma base em kline, uma espécie de cartão esponjoso, com um pano por cima, um que não manche!! Podem ser esticados molhados ou borrifados depois mas deverão sempre secar lentamente para dar tempo ao fio adquirir a forma que lhe demos. Há quem borrife com goma mas os que eu tenho feito ficam bem, tão esticadinhos que a tenho dispensado.

Não se restrinjam àquela velha memória de um trio de paninhos a decorar as mesinhas do quarto, nem à monocromática versão branco/pérola/beige, este lindos doilies valem mais do que isso! São muito decorativos e usados com imaginação podem dar alma e personalidade à casa e enchê-la de cor. Não é preciso fazer pandã, é por um aqui outro ali, uma cor aqui outra diferente ali. Debaixo de um vasinho, uma jarra com uma pilha de livros ao lado e o aparador ganhará outra vida. E numa moldura, ou num arco de bordar? Lindo.

Não se inibam, também, de comentar, perguntar, sugerir, enfim, dialogar. Há comentários aqui em baixo ou o meu mail: lara@mybelovedcraft.com

Bom fim de semana!

 

 

Deixe um comentário