"Exigentes e rigorosos"


“Temos de começar por ser exigentes connosco se queremos que o património que herdamos e do qual nos orgulhamos se transforme num verdadeiro instrumento ao serviço do progresso e prosperidade do nosso povo.”

Estas são palavras que ficaram do discurso do Presidente Cavaco Silva no dia de ontem, dia de Portugal. E é importante que todos percebamos o que significa ser exigentes e rigorosos com nós próprios: é responsabilizarmo-nos individualmente por uma melhor e maior nação. Dar valor à nossa cidadania, crescer em civismo, cultura e educação.
Não basta reivindicar, protestar, exigir. Urge que cada um seja crítico de si mesmo, que se auto-avalie, que tenha pontos de referência mais elevados. Não basta gritar pela selecção nacional de futebol e andar vestido de vermelho e verde. Uma nação faz-se dia a dia, nas ruas, nos empregos, nas escolas, em casa, nas famílias.
A mim não me importam fronteiras, importa-me a cultura e a língua de um povo que foi grande mas que terá de mudar de personalidade para ser maior!

Deixe um comentário