Esta foi a carteirinha para cartões que quem quis aprender crochet fez no primeiro workshop promovido pela Bosque.
É um trabalho simples que utiliza apenas três pontos do crochet: cordão, ponto alto e ponto baixo. Com este pontos poderá fazer mil e um trabalhos, desde esta carteirinha até fitas simples para cabelo, individuais, almofadas, saias! e um sem número de coisas que a sua imaginação permita. Pela experiência que já adquiri afirmo que mais vale aprender apenas dois, três pontos e com eles desenvolver bem a mão com coisas simples do que se embrenhar em crochets circular, rendados ou gorros e outras coisas que farão desistir da arte qualquer iniciante. Devagar se vai ao longe e a prática fomenta a vontade.
Para já partilho aqui o tutorial desta carteirinha para quem já se iniciou no crochet. Mais tarde, e para quem ainda não sabe mas quer aprender, poderão seguir o meu canal do youtube em que ensinarei a fazer os pontos básicos de crochet: cordão, ponto cadeia, ponto alto, ponto baixo e os famosos abertos e fechados.
Tutorial Carteirinha para Cartões
Material: um novelos de fio Veneza Print da Rosarios 4; agulha número 3; botão; agulha de coser lã.
Abreviaturas: Ponto cordão pc; ponto alto pa; ponto baixo pb.
O ponto alto, pa, utilizado é o ponto de duas laçadas de altura.
Para que não hajam confusões, doravante o ponto alto de três laçadas de altura, o mais comum no país, será chamado ponto alto aumentado, paa.
22 pc (dois representam o primeiro pa da primeira carreira)
faça o segundo pa no terceiro pc e siga fazendo mais 18 pa. terá uma carreira com 20 pa.
vire o trabalho para iniciar a segunda carreira. faça 2 pc que serão o primeiro pa da carreira. faça o segundo pa no segundo pa da primeira carreira. siga o trabalho com os restantes 18 pa.
repita o passo anterior até ter 18 carreiras.
dobre o trabalho de modo a sobrepor 7 carreiras em 7 carreiras e sobrando 4 para a pala da carteira.
vire o trabalho como mostra a imagem e comece a trabalhar na lateral do pa, faça dois pb em cada pa. una, assim, as duas partes da carteira.
chegando à base da carteira trabalhe no intervalo dos pa fazendo um pb em cada um. trabalhe assim até ao fim da base. chegando à outra lateral repita o processo anterior.
chegando ao topo, pala da carteira, faça 10 pb em cada pa.
fazendo os 10 pb faça 10 pc (este número depende do tamanho do botão que escolheu).
continue fazendo um pb no mesmo buraco do pb anterior de modo a ter dois pontos no mesmo buraco e formando um laço para o botão.
dobre a pala e calcule o melhor sítio para coser o botão, cosa-o e terá pronta a carteirinha para os seus cartões.
Esta medidas foram feitas para obter esta carteira mas mudando-as tanto na vertical como na horizontal fará facilmente uma maior, o método será sempre o mesmo. Pode fazer porta-lápis ou um necessaire, por exemplo.