Felicidade Autêntica

Saber reconhecer o que de bom tem a nossa vida é um caminho indiscutivelmente certo para a felicidade. Esse reconhecimento, que diariamente temos motivos mais que suficientes para afirmarmos que somos pessoas felizes, só poderá ser feito com uma base de optimismo que nos abra os olhos para o positivo. Ou somos naturalmente optimistas e conseguimos facilmente uma satisfação diária com a vida que temos, ou temos obrigatoriamente de parar e pensar a vida com vontade de inumerar o que de bom temos e somos.
Ando a ler um livro sobre o novo ramo da Psicologia, a Psicologia Positiva: Felicidade Autêntica, de Martin Seligman. É um novo ramo porque só agora chega até nós os resultados de anos, décadas de pesquisas e experiências que dão uma base verdadeiramente científica a esta que será uma nova forma de encarar a vida. De uma forma talvez redutora, poder-se-á dizer que a Psicologia como até agora a conhecíamos era o remédio para os males físicos e psíquicos de cada um de nós. A Psicologia Positiva será a prevenção! Estratégias para nunca perder a esperança e para haver sempre um futuro promissor à nosssa frente. Estratégias para reconhecer os pontos fortes da nossa personalidade, as nossas forças de assinatura que nos identificam, e sobre elas trabalharmos no sentido de viver para aquilo a que o nosso código genético nos preparou. Todos temos uma vocação, um dom que nos dá satisfação, realização, felicidade. Basta começar a observarmo-nos, estarmos atentos, não construir o dia-a-dia com gestos mecânicos, seguindo apenas o que nos dizem para fazer. E acima de tudo por de lado esta mania dos “bem sucedidos” que o que quer que seja a nossa vocação terá de dar lucro e por-nos no topo das classes sociais. No site http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/default.aspx, há um teste, com bases científicas, que nos ajuda a encontrar as tais forças de assinatura. São 246 perguntas a que temos de responder honestamente e ponderadamente segundo aquilo que verdadeiramente somos.

Nada, absolutamente nada, fica dito sobre este livro porque muito tem para dizer, inúmeros são os temas paralelos, as conversas que suscita, as perspectivas que abre…
Felicidade Autêntica é um livro que estará sempre na minha mesinha de cabeceira como manual de vivência. Não conseguimos escapar a momentos mais depressivos, mais melancólicos e tristes, desanimadores, mas se utilizarmos estratégias de optimismo e encontrar o que verdadeiramente nos identifica, esses momentos serão cada vez menos, mais raros. Uma cabeça ocupada com projectos, com o futuro, com o optimismo não tem lugar para desânimos ou depressões, frustrações e rejeições, fazendo desta vida um lugar sereno em que saibamos viver com o presente, aceitando o passado e esperando o futuro sempre com um sorriso de optimismo, satisfação e felicidade.

Deixe um comentário